DjMag

Talles Domit fala sobre 5 passos simples para começar a construir seu próprio live act

Algumas dicas para quem deseja seguir o caminho de apresentações no formato live.

Não faltam bons exemplos de artistas que apostaram em seguir carreira se apresentando no formato de Live act e caíram nas graças do público pelas experiências incomparáveis criadas na pista. Mundialmente, podemos citar figuras conhecidas como Octave One, Stephan Bodzin, Rodriguez Jr e muitos outros; nacionalmente, impossível deixar de fora Gui Boratto, L_cio, Binaryh ou mesmo tarter, que atua no formato hybrid live, inserindo parcialmente músicas prontas durante as lives.

Mas também tem muita gente nova seguindo o mesmo caminho, como é o caso de Talles Domit, que pretende inserir instrumentos ainda mais inusitados em suas performances, como violino, teclados e outros equipamentos. Com a paralisação das pistas, algumas músicas já prontas e outras em desenvolvimento — que devem ser lançadas em breve pela Createch, a nova gravadora de tarter — Domit pode usar o tempo dos últimos meses para pensar e configurar todos os detalhes de seu live act.

Por enquanto, os equipamentos que estão presentes no seu live são o mixer 2000 nexus, Ableton Push 2, MIDI control plus (teclado USB), além, é claro, do violino. Hoje, ele fala de algumas técnicas importantes e dicas importantes que você deve considerar se estiver pensando em tocar neste formato — lembrando que são dicas e não ciência exata, afinal, não existe fórmula mágica para a música, cada um pode desenvolver seu próprio workflow:

Dica 01: entenda quais tipos de Live Act existem e como performar com cada um

Entenda também como funciona a conexão entre mixer, Ableton live e seus outros periféricos. A partir desse momento, outra dúvida pode surgir: ‘Por qual equipamento eu começo?’

Bom eu comecei com alguns simples e com passar do tempo fui evoluindo e notando a minha necessidade de mais coisas. Estou incluindo aos poucos uma APC Key 25, possui duas oitavas e consigo mapear nos knobs, algo que queria alterar no meio do set, por exemplo usar cut-off, delay e por aí vai. Também tenho um teclado midi MINI X6 PLUS, utilizo para desenvolver melodias um pouco mais complexas que exigem perambular nas oitavas; Push2, que vai disparar os samples de bateria percussão, e ainda vou adquirir uma APC 40 MK2 para controlar mais canais.

Dica 02: músicas prontas ou loops?

No meu caso, estou desenvolvendo 12 músicas e montando dentro do Live! Você pode optar por deixar as 12 músicas prontas ou construir loops dentro da Session View e desenvolver a ‘grande música’. Supondo que você está fazendo as 12 músicas e já terminou todas, o próximo passo é transformar seu projeto em áudio, todas as pistas. Salve em pastas diferentes, pois precisa deixar o projeto original e o projeto em áudio.

Dica 03: separação por canais

No caso de ter um mixer com 4 canais, é necessário separar a música em 4 partes, bateria, bass, ambiência e synths, que é a separação básica.  Não se apegue em detalhes, pois seu íntimo vai ligar as coisas automaticamente com o tempo, basta você praticar.

Dica 04: não se precipite em montar um live gigantesco

Compre aos poucos seu equipamento, porque, como eu comentei acima, você vai sentir necessidade de mais coisas e quando se der conta, pode ter comprado o equipamento errado. Quando eu comecei essa caminhada meu grande sonho era ter um mixer 2000 Nexus, que demorei 7 anos para adquirir. 

Dica 05: seja amigo do tempo

Deixei essa para o final, mas não significa que as outras não sejam importantes, acredito que o sucesso é a união de tudo isso, só assim se chega em um resultado esplêndido. Então, seja amigo do Tempo, não ache que vai sair o live em um mês. Saiba desenvolver aos poucos, não fique 10 horas no estúdio, por que vai chegar um momento que o cansaço bate e você pode começar a pensar em desistir, mas é só o cansaço da sua mente.

Acima de tudo, tente levar uma vida equilibrada, faça as coisas no seu tempo e converse com outros profissionais que entendem do assunto caso precise de algum direcionamento.

 

Ler manteria no site